10/2018 – Curso de Capacitação, Certificação e Recertificação em Ouvidoria com módulos opcionais para o Setor de Educação e Saúde Suplementar

A Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman – Seccional Pernambuco (ABO/PE) e a OMD Soluções para Ouvidorias promovem de 16 a 18 de outubro de 2018 o Curso de Capacitação, Certificação e Recertificação em Ouvidoria, em Recife/PE. O curso visa atender as necessidades apresentadas por profissionais atuantes em serviços de Ouvidoria de instituições públicas e privadas. Aborda, sobretudo, assuntos pertinentes ao dia a dia com o objetivo de preparar o Ouvidor e sua equipe para os desafios no desempenho desta função.

O curso contempla ainda dois módulos opcionais, aplicados no último dia do curso:

Certificação de Ouvidorias do Setor de Educação, com apoio do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários (FNOU) – com o objetivo debater as especificidades na atuação das Ouvidorias em todo ciclo de formação educacional, incluindo as instituições de ensino fundamental, médio e superior dos segmentos público e privado e também os hospitais universitários.

Certificação de Ouvidorias de Saúde Suplementar – com o objetivo debater as especificidades na atuação das ouvidorias das operadoras de planos privados de assistência à saúde, regulamentadas pela Resolução ANS nº 323/2013.

Mais detalhes

Descrição do produto

<CLIQUE AQUI> PARA BAIXAR AS INFORMAÇÕES COMPLETAS DO EVENTO – CERTIFICAÇÃO EM OUVIDORIA

<CLIQUE AQUI> PARA BAIXAR AS INFORMAÇÕES COMPLETAS DO EVENTO – RECERTIFICAÇÃO 

PROGRAMAÇÃO

Dia 16/10/2018 – Terça-feira

08:30 – A Ouvidoria Brasileira: fundamentos e princípios (Adriana Eugênia Alvim Barreiro)
10:30 – Coffee-break
10:45 – A Ouvidoria Brasileira: fundamentos e princípios (Adriana Eugênia Alvim Barreiro)
12:30 – Almoço
13:30 – Melhores práticas em Ouvidoria (Mário Nélson Alves Jr.)
15:30 – Coffee-break
15:45 – Melhores práticas em Ouvidoria (Mário Nélson Alves Jr.)
17:30 – Encerramento das atividades do dia

Dia 17/10/2018 – Quarta-feira

08:30 – Ética, mediação e solução de conflitos em Ouvidoria (Sueli Renberg)
10:30 – Coffee-break
10:45 – Ética, mediação e solução de conflitos em Ouvidoria (Sueli Renberg)
12:30 – Almoço
13:30 – Os direitos e a defesa dos consumidores no âmbito público e privado (Sueli Renberg)
15:30 – Coffee-break
15:45 – Os direitos e a defesa dos consumidores no âmbito público e privado (Sueli Renberg)
17:30 – Realização de exame de certificação (facultativo)
18:30 – Encerramento das atividades do dia

Dia 18/10/2018 – Quinta-feira

MÓDULO PARA OUVIDORIAS DO SETOR DE EDUCAÇÃO (OPCIONAL)
08:30 – Ouvidorias no Setor de Educação (Alan Santos de Oliveira)
10:30 – Coffee-break
10:45 – Ouvidorias no Setor de Educação (Alan Santos de Oliveira)
12:30 – Encerramento

MÓDULO PARA OUVIDORIAS DE SAÚDE SUPLEMENTAR (OPCIONAL)
08:30 – Ouvidoria na Saúde Suplementar (Margareth Monteiro)
10:30 – Coffee-break
10:45 – Ouvidoria na Saúde Suplementar (Margareth Monteiro)
12:30 – Encerramento

Detalhes

Park Hotel Recife (confirmado)

Rua dos Navegantes, 9 - Boa Viagem, Recife - PE

Central de Reservas: (81) 2121-5101

grupos@park.com.br

Informar na reserva “evento OMD - grupo 9584

Onde Hospedar-se

 

HOTEL INDIV. DUPLO

TRIPLO

Park Hotel Recife (local do evento) * Tarifa especial sujeita a disponibilidade, informar na reserva “evento OMD – grupo 9584”. Acrescer 5% de ISS. Central de Reservas: (81) 2121-5101 grupos@park.com.br

192,00

213,00

266,00

Detalhes

Adriana Eugênia Alvim Barreiro, graduada em Pedagogia e pós-graduada em "Desenvolvimento e Gestão para Universidades Públicas" e “Ouvidoria Pública e Privada no Brasil” pela Unicamp. Foi Ouvidora Geral no período de 2001 a 2017, tendo sido responsável pela implantação e funcionamento da Ouvidoria do Hospital "Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti" - Caism – Unicamp e da Ouvidoria de Serviços Públicos da Unicamp. Atualmente é coordenadora da Área de Ouvidoria da FEBRAEC (Federação Brasileira de Empresas de Consultoria e Treinamento). É responsável pelo Projeto de Implantação e Desenvolvimento da Câmara de 6/8 Mediação e Ações Colaborativas da Unicamp. É membro do GEPEM – Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral – na Faculdade de Educação da Unicamp. Mediadora capacitada pelo DRC - The Dispute and Resolution Center at Livingstone and Washtenaw, Michigan – EUA e pela Mediata Soluções Técnicas em Mediação. Atualmente é membro do Conselho Deliberativo e responsável pela Coordenadoria de Relações Internacionais da ABO Nacional e Presidente do Conselho Deliberativo da ABO-Seção São Paulo. VicePresidente da Região Sudeste do FNOU (Fórum Nacional de Ouvidores Universitários). É consultora, ministra palestras e cursos sobre, bem como sobre Mediação na Resolução de Conflitos.

Mário Nélson Alves Jr., administrador (ESAG/UDESC), especialista em Gestão de Recursos Humanos (UFSC), mestre em Administração na área de Gestão Estratégica das Organizações (ESAG/UDESC). Aperfeiçoamento em Técnicas Avançadas de Investigação para Ouvidores (Ombudsman of Ontario, Canadá). Autor da dissertação: A contribuição estratégica das Ouvidorias para melhoria dos serviços prestados pelas organizações. Ex-Ouvidor da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. Consultor na implantação, informatização e capacitação de Ouvidorias e canais de atendimento em órgãos públicos e empresas privadas (VOLKSWAGEN, PARANAPANEMA, O BOTICÁRIO, ALGAR, ELETROBRAS, CONFEA, CREA-SC, CAUSP, HSBC, CEF, BANPARA, SINDFIN, UFAM, ULBRA, TRE-CE, TRE-AM, TRE-SC, TRE-SP, ORSEGUPS, UNICRED, SESCOOP entre outros). Membro da Associação Brasileira de Ouvidores. Sócio-Diretor da OMD Soluções.

Sueli Renberg, psicóloga, especialista em Recursos Humanos, MBA em Marketing, mediadora desde 2006 com registro no CNJ e praticante da abordagem de Transformação de Conflitos. Capacitadora em Mediação e Comunicação Colaborativa para áreas diretamente vinculadas ao Atendimento ao Cliente. Capacitadora e responsável por cursos de Certificação para Ouvidores desde 2007. Atuou por dez anos na Ouvidoria do Grupo Pão de Açúcar – Ouvidoria de Clientes e Como Ouvidora de Fornecedores. Membro da Associação Brasileira de Ouvidores – ABO Nacional.

Alan Santos de Oliveira, Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), MBA em Comunicação Empresarial e Graduação em Secretariado Executivo pela União Pioneira de Integração Social (UPIS/DF). Cursa Ciência Política no Centro Universitário UNINTER. Presidente do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários (FNOU) desde 2012. Avaliador de Cursos e Universidades do INEP/MEC. Atua como Docente do UNIPAM em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Consultor e Parecerista Técnico da Editora Ibpex/Intersaberes. Parecerista da Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante (Editora Abril). Ouvidor-Geral do UNIPAM e Secretário-Geral do UNIPAM e da FEPAM.Possui pesquisas, capítulos de livros e artigos publicados nas áreas de Educação (com ênfase em Avaliação) e de Política (com ênfase em Democracia e Cidadania). Presta Consultorias para empresas nas áreas de Gestão Organizacional, Eventos, Etiqueta Empresarial, Relações com o Cliente / Qualidade no Atendimento.

Margareth Mauricio Monteiro, Consultora Empresarial certificada pela FGV, Mestranda em História e Política da Escola de Ciências Sociais da FGV-RJ, Comunicóloga, Professora Universitária, Palestrante, Pós-graduada em Marketing e Administração, com MBA Executivo. Mais de 25 anos de experiência nas Áreas de Marketing de Serviços (Relacionamento com Clientes e CRM), planejamento e implantação de Ouvidorias. Atuação como Executiva Sênior nos setores de Saúde (Unimed-Rio), Educação (Universidade Estácio de Sá), Tecnologia (Claro Telecom) e Comunicação (Jornal O DIA). Membro da ABRAREC (Associação Brasileira de Relações com Cliente) e ABO-RJ (Associação Brasileira de Ouvidores do RJ).

Mais informações sobre o curso

OBS: O curso poderá ser cancelado caso não seja alcançado o número mínimo de participantes, sendo o valor da inscrição reembolsado integralmente ou creditado para a próxima turma.

OMD Soluções para Ouvidorias

Fones: (48) 4009-3800 /  (11) 3280 2980

E-mail: omd@omd.com.br

Site: www.omd.com.br

 

Detalhes

Confira alguns depoimentos de participantes das últimas edições deste curso promovidas em outras seccionais da ABO:

"Muito bom, esclarecedor. Recomendo a todos os profissionais da área." - Moizes Guanabara de Carvalho (UFRJ)

"Trata-se de uma oportunidade única para a qualificação. Ressalto a eficácia e eficiência das atividades e práticas de um bom serviço de Ouvidoria. "- Jorge Renato A. Silva (UFSM)

"Todo o trabalho desenvolvido pela equipe foi maravilhoso, pessoas qualificadas para lidar com o público. Agradeço a oportunidade e parabenizo toda a equipe responsável." - Leidilene Moura Sindeaux (IFRR)

“Parabenizo os coordenadores e os organizadores do evento pela programação e conteúdo aplicado. Foi de suma importância para meu desenvolvimento profissional.” - Amanda Karla Melo (CELPE)

“Muito importante para os ouvidores brasileiros, pois através do curso conseguimos entender de fato quem somos e como podemos contribuir de forma eficaz e eficiente na resolução das reclamações do cliente.” - Lívia da Silva Oliveira (SULGIPE)

“O curso superou as minhas expectativas. Poderia inclusive, ter carga horária maior, a fim de explorarmos ao máximo o excelente e profundo conhecimento da matéria pelos apresentadores.” - Marcelo Brumildo Barison (UNIMED RS)

"É uma capacitação de excelência, no qual recomendo a todos que trabalham ou possuem interesse em trabalhar na ouvidoria". - Jacqueline Figueiredo de Lima Pauxis (ANS)

"Proporciona-nos um amplo conhecimento dos principais temas necessários e relevantes para a implantação de uma Ouvidoria mais eficiente, bem como para a formação do profissional Ouvidor. Aulas bem didáticas e práticas, bem administradas. Parabéns à equipe." - Keli Cristina M. de Oliveira (UNIMED NE/RS)

"O curso reforçou os conhecimentos sobre Ouvidoria e ajudará no aprimoramento das práticas no cotidiano." - Ana Cláudia da Silva Medeiros (UNIMED RIO BRANCO/AC)

“O curso me surpreendeu de maneira positiva, superando minhas expectativas.” - Tânia Mara Machado Antonio (COOPUS)

“O curso foi de grande importância para o aprimoramento profissional e pessoal. Proporcionou uma nova abordagem paradigmática e humanista da instituição Ouvidoria” - Maria Auxiliadora Aparecida Ribeiro de Azevedo (TRT11ª Região - Manaus-AM)

“O curso agregou muitos conhecimentos que vão enriquecer meu trabalho diário. Cada orador trouxe o conteúdo que se propôs de forma clara e objetiva. A organização e o ambiente do curso também atenderam minhas expectativas e por isso os parabenizo.” - Eudália V.de Paulo Candia (SANEPAR)

 

 

Próximo Curso, 10 a 12 de dezembro de 2018 - Florianópolis (SC)