Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou o Relatório do Atendimento das Ouvidorias – REA 2019. Ao todo, 1.175  (96,4%) operadoras cumprem a resolução da ANS que determina a criação de ouvidoria e o envio de informações, o REA-Ouvidorias. O REA traz diversos dados sobre os tipos das manifestações, temas recorrentes e prazos de resposta. 

Os temas mais frequentes das manifestações recebidas foram:

– Financeiro (24,4%)
– Rede prestadora (21,2%)
– SAC (19,6%)
– Administrativo (18%)
– Cobertura assistencial (16,9%)

Além disso, cerca de 32,4% relataram ter recebido manifestação de beneficiários após eles terem tido algum tipo de negativa na cobertura do plano. A análise de casos de reanálise assistencial é previsto na  RN nº 395/2016

O REA 2019 é elaborado com base nos dados enviados pelas ouvidorias das operadoras de planos de saúde referentes aos atendimentos de 2018. O envio dessas informações é obrigatório para todas as operadoras regulamentadas pela ANS de acordo com a RN nº 323/2013.

Relatório do Atendimento das Ouvidorias

Acesse o Relatório do Atendimento das Ouvidorias – REA 2019 completo e saiba mais: http://www.ans.gov.br/images/rea-2018.pdf

 

Conheça o sistema OMD

sistema de ouvidoria OMD disponibiliza para as operadoras dos planos de saúde, um relatório com as informações que são solicitadas pela ANS anualmente. 

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