Sem dúvida, as transformações na área de tecnologia no que se refere ao ambiente de transmissão de informações, abriu um novo paradigma, do qual somos, ao mesmo tempo, partícipes (porque devemos nos adequar e entender os processos pelos quais interagimos) e testemunhas (porque observamos atitudes e comportamentos no uso dos recursos que, por vezes, causam certa perplexidade).

O Ouvidor da segunda década do século 21 se defronta, como outras áreas de gestão, com o impacto da Comunicação Digital, dos Grupos Sociais, das Redes que proliferam na área da Internet. É uma transformação espantosa quando pensamos que há pouco tempo usávamos o telefone convencional, o fax, depois o correio eletrônico, o SAC, depois a comunicação via site (fale conosco) e o Call Center. Hoje os aplicativos individualizaram a comunicação, permitindo que o usuário seja o agente do processo da comunicação (ele não depende mais dos outros, da espera, de ficar pendurado). Vai direto ao ponto.

Ora, uma Ouvidoria deve estar atenta a esse processo e também deve ultimar o seu “leque” de serviços e de contatos com o usuário autor da demanda. Deve ficar mais próximo dele, usando os “canais que ele oferecer”. Isso é importante, o entendimento de que se “diversificou” os canais (Telefone, Celular, Smartphone,  Messenger, e-mail, Whatsapp e outras ferramentas que estão surgindo). A regra, portanto, é também estar atento e ligado ao “canal” em que o autor da demanda se encontra. Assim, a base de dados de cada um deve DESTACAR o canal correto de contato.

Tudo isso, contudo, não retira do Ouvidor uma condição essencial: a de se apresentar com desenvoltura tanto no âmbito externo quanto no interno. E isso se faz através de Técnicas e Habilidades de Comunicação. E também, pela compreensão do seu relevante papel. Pois então. Estes dois campos são abordados, ao mesmo tempo e de uma maneira muito prática e dinâmica, pelo Professor e Comunicador Silvio Luzardo. A oficina ocorre na manhã do dia 11 de dezembro e busca mesclar técnicas tradicionais de comunicação interpessoal com habilidades de gestão no trato com pessoas.

Autor de dois livros “Meu Cliente, Meu Amigo. A Excelência no Atendimento” e “Eu! Falando em Público? Sim. Agora é a sua vez.” o professor Luzardo transfere e compartilha sua experiência com a experiência dos participantes, conduzindo a oficina numa práxis de autoconhecimento e inovação na área de comunicação em público.

SERVIÇO:

Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria
10 a 12 de dezembro de 2018
Florianópolis-SC

INFORMAÇÕES  E INSCRIÇÕES

OMD Soluções para Ouvidorias
Fones: (48) 4009-3800 / (11) 3280-2980
E-mail: omd@omd.com.br
Site: www.omd.com.br