Descrição do Caso

Companhia Energética do Maranhão (CEMAR) – Curso In Company

Ouvidores e membros da equipe da Ouvidoria da Companhia Energética do Maranhão (CEMAR) receberam a capacitação da OMD Soluções para Ouvidorias no formato de Curso In Company, realizado na sede da companhia nos dias 2 e 3 de outubro de 2014.

Nos dois dias de curso, 24 colaboradores participaram de aulas e palestras sobres cidadania e ética na Ouvidoria, melhores práticas, mediação e solução de conflitos, principais mudanças incluídas na nova resolução que estabelece as Condições Gerais do Fornecimento de Energia Elétrica e apresentação dos principais tópicos das Resoluções Normativas da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com foco nos direitos e deveres do consumidor no âmbito público e privado.

O conteúdo específico para o exercício da atividade de ouvidoria em concessionárias de distribuição de energia elétrica foi ministrado em aulas expositivas, dinâmicas em grupo e estudo de casos, contribuiu para desenvolver habilidades para gestão eficaz de Ouvidorias, e principalmente, preparou os participantes para interpretar e aplicar adequadamente as disposições das Resoluções Normativas ANEEL nº 414/2010 e nº 470/2011.

Ao fim do curso, todos os integrantes da Ouvidoria da CEMAR receberam a certificação em Ouvidoria, adequando-se a mais uma das exigências da ANEEL e estando em conformidade com as diretrizes da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional).