Certificação e Recertificação em Ouvidoria

A aquisição e atualização de conhecimentos decorre da rápida evolução do convívio humano e se reflete em todos os setores da sociedade; repercute também no aprimoramento técnico e científico das instituições.

Não é diferente o que ocorre nas Ouvidorias. Elas pertencem ao contexto social das relações entre a Administração Pública x Cidadão e da Iniciativa Privada x Consumidor. Ambas devem buscar a capacitação e atualização periódica dos seus colaboradores, para melhor atender as demandas cada vez mais exigentes do seu público.

Neste contexto, no ano 2011, a Associação Brasileira de Ouvidores (ABO Nacional) identificou a necessidade de regulamentar a formação de Ouvidores de instituições públicas e privadas, com a seguinte motivação:

  • Considerando que a ABO Nacional e Seccionais tem como objetivo preservar os princípios que regem a instituição Ouvidoria e dar cumprimento ao dever de promover a educação continuada por meio da disseminação de informações, conhecimento técnico e científico;
  • Considerando que o instrumento da Ouvidoria é parte do aprimoramento do processo democrático e seus eixos basilares devem ser divulgados e respeitados;
  • Considerando a constante demanda por cursos de certificação, capacitação, formação e aperfeiçoamento em Ouvidorias, bem como a necessidade de atualizar os profissionais que atuam nas Ouvidorias;

Foi instituído então o Regulamento para a Capacitação e Certificação em Ouvidorias Públicas e Privadas, com o objetivo de normatizar a certificação, conteúdo programático, formatação, divulgação e oferecimento de cursos e treinamentos na área de Ouvidoria.

Ressalta-se que a certificação em Ouvidoria promovida pela ABO Nacional e seccionais cumpre um papel de garantir níveis mínimos de atuação dos Ouvidores e suas equipes tanto no ambiente corporativo como público. Os conteúdos necessários para a certificação correspondem às noções mínimas de fundamentos e de gestão de uma Ouvidoria, necessários para a boa prática de um Ouvidor.

A certificação emitida pela ABO Nacional e Seccionais tem validade de 60 (sessenta) meses, a contar da data emissão do certificado. Transcorrido este prazo, o profissional certificado deverá se submeter a exame de atualização para convalidar a certificação obtida. A recertificação poderá ser obtida também com a participação em cursos avançados, de aperfeiçoamento especialização ou extensão, palestras, seminários, eventos promovidos pela ABO Nacional, pelas Seccionais ou por associação de reconhecimento público vinculada diretamente à área de interesse das Ouvidorias.

Consulte o calendário dos próximos cursos de Certificação e Recertificação em Ouvidoria promovidos por algumas seccionais da ABO Nacional em parceria com a OMD Soluções para Ouvidorias.

cursos para ouvidorias